segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Separador de relva, digo prado…



+
No meu jardim de autóctones também existe lugar para a organização.
Rosmaninhos, tojos, sanganhos, sargaços e sargacinhas, … junto a casa tenho uma bordadura em processo de instalação. Ora para delimitar a bordadura reaproveitei alguns esteios de madeira.
Esteios, fio de pedreiro para alinhamentos, cavilhas de barrote, marreta, broca e berbequim, foi tudo o que precisei.
A bordadura assim construída foi preenchida com vários centímetros de caruma. Assim se previne o aparecimento das ervas. 
Rafael Carvalho / nov2013

5 comentários:

  1. A utilização do moliço (caruma) para cobertura do solo parece-me uma solução duplamente interessante, primeiro porque resulta muito bem, basta ver que onde há muito moliço nada consegue nascer, depois porque é uma solução em que não é preciso gastar dinheiro e isso agrada-me ainda mais!

    No entanto lembrei-me de uma questão - o moliço não poderá atrair a processionária do pinheiro? Pergunto isto porque eu usei alguma casca de pinheiro no jardim, só em volta de algumas árvores, mas entretanto encontrei duas ou três processionárias, e até estranhei, pois desde os tempos de criança, que deixei de ver aquelas enormes bichas de largartas umas atrás das outras. Mas foi só uma suspeita, talvez nem tenha a ver com a casca do pinheiro, até porque de um lados de minha casa tem um pinhal, mas fiquei intrigado. Daí a minha questão, uma vez que os ovos são colocados nas agulhas do pinheiro, que tendo muita cobertura por moliço que isso as possa atrair. Nunca as viu por aí?

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, nunca me tinha lembrado disso!

    ResponderEliminar
  3. Aquifolivm e helena, obrigado a ambos pelo comentário.
    Em tempo de troika, convém poupar uns troikos. A caruma para mim sai-me de borla.
    Em locais onde a caruma é abundante, o seu uso como cobertura é efetivamente uma excelente solução. Convém que o manto de caruma seja espesso. Periodicamente é necessário acrescentar alguma caruma, já que ela naturalmente se vai decompondo, nutrindo o jardim.
    Relativamente à processionária, como se alimenta apenas das agulhas verdes do pinheiro, a nossa cobertura está a salvo!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Ah pronto assim é ótimo! De qualquer das formas foi como lhe disse, há anos que deixei de ver aquelas enormes quantidades de lagartas, nem faço ideia do porquê do seu desaparecimento, pelo menos por aqui.
    De resto, também tenho moliço aos pontapés! Mesmo a casca de pinheiro nunca compro! Era o que havia de faltar! Olhe, para fazer os meus separadores de relva sabe o que uso? Paralelos! (são mais cubos até) Aqui na aldeia quando asfaltam qualquer coisa depois deixam-nos nas beiras dos montes, e se as estradas (ainda) são públicas, os paralelos também foram pagos com os meus impostos, e ficam bem melhor em minha casa, que enterrados no monte! Resulta bem esteticamente, e sai de borla! É só o trabalho de os carregar!

    ResponderEliminar
  5. Aquifolivm,
    A troika manda poupar!...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar