domingo, 27 de novembro de 2011

Medronheiro (Arbutus unedo)

Foto 1 - Medronheiro monumental em Armamar
  Foto 2 - Fruto do medronheiro (medronho)
Foto 3 - Floração do medronheiro
+
Quanto aos medronheiros, tenho-os no meu jardim.
Nesta altura do ano são estremamaente decorativos. Com os seus frutos suspensos, rubros, os medronheiros fazem-me lembrar pequenas árvores de natal.
Para quem pretende ter um medronheiro no seu jardim, o método mais fácil de o propagar consiste em transplantar uma árvore jovem da natureza, o que não é dificil de obter nas regiões onde existem medronheiros. No Douro, onde habito, quem faz saibramentos de terras, a pedido de um amigo lá vai arranjando um ou outro medronheiro, nalguns casos de grandes dimensões...
Quando plantei o meu primeiro medronheiro, tive uma desilusão - tendo-lhe caído as folhas, estado em que se manteve durante um ano, dei-o como morto. Curioso é o facto de ter ressuscitado, com novas rebentações junto à base!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nome vulgar: medronheiro; morangueiro; ervedeiro; êrvedo; êrvodo
Família botânica: Ericaceae
Nome científico: Arbutus unedo
Distribuição Geral: Irlanda, S Europa, N África, Palestina e Macaronésia
Distribuição: todo o país exceto nas zonas alpinas
Habitat: matos e matagais
Folhagem: persistente
Características: arbusto ou pequena árvore que pode atingir os 18 metros de altura.
A floração dá-se no Outono. Os frutos (medronhos) em forma de baga globosa com cerca de 20-25 mm de diâmetro são comestíveis. Os medronhos demoram um ano a amadurecer, coabitando os frutos do ano anterior com as flores do próprio ano. Inicialmente os medronhos são amarelos, depois vermelhos na maturação. Após fermentação o medronho é utilizado no fabrico de aguardente.
Toda a planta é muito ornamental pelo seu porte, folhagem e fruto – o medronheiro sabe-se enfeitar.
Rafael Carvalho / nov2011


3 comentários:

  1. Outro exemplo de uma árvore/arbusto que acho extremamente decorativa, até nas cores da folhagem que vai mudando ao longo do ano, e ainda por cima sendo uma árvore de fruto, tem aquelas bolas vermelhas cheias de textura. E não percebo como as pessoas não se interessam por eles, porque, pelo menos por aqui não se vêem nos jardins.
    A plantação de medronheiros poderá ainda promover a borboleta do medronheiro que está intimamente ligada a esta árvore, pois é nele que tanta depositam os seus ovos como também se alimentam das folhas, ou seja, o declínio do medronheiro em certas zonas levará também ao desaparecimento desta borboleta da nossa fauna.
    Quanto à propagação, não tive muita sorte com transplantes na natureza, só mesmo um, e pronto já chegou. Como não estava a ter sucesso com os transplantes, experimentei por semente e aconselho vivamente! Não fiz nenhuma estratificação como li por aqui na net, só recolhi as sementes de frutos caídos, deixei secar, semeei, e germinaram muito facilmente! Agora tenho medronheiros para dar e vender!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembra-se em que mês, fez a excelente experiência de recolha de sementes de frutos caídos?

      Eliminar
  2. Boa tarde amigos sou RUI PESQUEIRA colecionador de frutiferas aqui no rio de janeiro BRASIL e estou tentando adquirir sementes de MEDRONHO e pesso a quem puder me indicar ande encontrar por favor entre em contato,tenho sementes de frutas brasileiras para troca Email: pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderEliminar