sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Jardim Autóctone nasceu...

Apaixonado pelo mundo natural no geral e pelo nosso mundo natural em particular, chegou o momento de criar este blogue.
Frequentemente ficamos sensibilizados e comovidos com a perda de habitat em paragens distantes - Madagáscar, Amazónia, Indonésia, ...
Esquecemo-nos contudo que, de feição mais atlântica ou mais mediterrânica, também os nossos ecossistemas estão ameaçados. Se não formos nós a inverter ou pelo menos a parar a atual degradação do nosso território, ninguém mais o fará.



Foto: Pilrriteiro (Crataegus monogyna) / Serra da Boa Viagem - ago2010
+
Choramos o desaparecimento do Tigre da Tasmânia na Austrália, ocorrido durante o séc. XX, mas pouco fazemos em pleno séc.XXI pelo nosso Tigre Ibérico, uma alusão ao lince ibérico - Lynx pardinus.
Portugal eucaliptizou-se. A área ocupada pelo eucalipto já supera a área de qualquer outra espécie florestal nativa, autóctone. Não fora a intervenção humana e hoje os carvalhais, potenciadores de biodiversidade, continuariam a dominar em Portugal.
Jardim autóctone porquê?
No meu jardim mando eu! As espécies autóctones são aquelas que são naturais dos locais onde ocorrem, por oposição às espécies exóticas ou alóctones, oriundas doutros locais, muitas vezes distantes. As espécies autóctones estão perfeitamente adaptadas ao solo, resistem facilmente à seca, ao calor no verão e à geada no inverno. Estabelecem ainda relações com a fauna local, fornecendo-lhe abrigo e alimento, potenciando pois a biodiversidade.
Rafael Carvalho - nov2011

2 comentários:

  1. Rafael Carvalho
    Descobri o sei "Jardim Autóctone" e desde já lhe dou os meus parabéns, pelo tema, tão pertinente. É que de facto, como o seu post deixa sugerir, muitas vezes ficamos escandalizados com o que de mau em termos ambientais vai acontecendo longe da nossa casa e esquecemos que temos muito a fazer neste campo, principalmente no que toca a conscencializar e educar.

    ResponderEliminar
  2. Maria Paula,
    obrigado pelo seu comentário.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar