sábado, 14 de janeiro de 2012

O charco do meu jardim (I)

+
Possuir um charco é para mim a concretização de um sonho de infância.
Se a água sempre me atraiu, a vida que em torno dela existe, também.
Uma rã aqui, um tritão acolá, o voo rasante de uma libélula, uma ave sedenta…
Há quem sonhe com um lago no jardim. Não era bem isso que eu queria. O que eu desejava mesmo era um charco. E quanto mais natural melhor.
Num mundo cada vez mais higienizado, a construção de um charco é algo de impensável para o comum dos mortais. O termo charco chega a ter, infelizmente, conotações negativas. Quem não conhece a expressão «foi ao charco»?!
Iniciei a construção do meu charco em 2010. Haveria melhor forma de assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade? Um charco proporciona alimento e refúgio a imensas espécies animais e vegetais, sendo pois um “hotsopt” de biodiversidade no meu jardim. A presença de um lago facilita a dispersão dos organismos.
Algumas espécies animais que ocorrem em charcos (anfíbios, libélulas, …) ajudam a controlar as pragas agrícolas. Na realidade um parque ou um jardim sai sempre valorizado na presença de um espelho de água, local de contemplação.
(continua)
Rafael Carvalho / dez2011

4 comentários:

  1. Obrigado Francisco.
    Julgo que ainda será mais agradável quando estiver "mais maduro".
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Belo charco!
    Tenho muitas plantas que posso dispensar...Mas só depois de uma visita ao Algarve.;-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Júlio,
    bem me apetecia rumar ao Sul.
    No Douro onde moro, as temperaturas têm rondado os 0ºC. Este ano de 2012, entre nuvens e nevoeiros, ainda não vi o sol.
    Sigo o seu blogue com atenção e efetivamente plantas não me parece que lhe faltem.
    Só por curiosidade, também tem plantas aquáticas?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar