terça-feira, 13 de março de 2012

Jardim em Flor (I)


+
Os gomos da minha aveleira (Corylus avellana) mostram vontade de desabrochar. Com deliciosos frutos - as avelãs, parece que este arbusto ocorre naturalmente no noroeste e centro de Portugal. Confesso que, em meio natural, nunca tive oportunidade de me cruzar com nenhuma.

A minha aveleira é ainda uma criança - frutificou pela primeira vez no ano passado, deu-me meia dúzia de deliciosas avelãs.

Também no ano passado tinha-me apercebido dos amentilhos pendentes, com cerca de 4 cm de comprimento. Só este ano me apercebi da presença de umas minúsculas flores vermelhas. Parece que a espécie é monóica, com flores masculinas e femininas em separado. A floração dá-se de janeiro a março, encontrando-se ambas as flores nos mesmos ramos. As flores masculinas são os ditos amentilhos. As minorcas flores femininas (têm apenas alguns milímetros de diâmetro) encontram-se agrupadas numa gema escamosa verde, de onde sobressaem os 7 a 9 estiletes vermelhos.

+

+
A última imagem refere-se a uma prímula (Primula vulgaris), uma das primeiras plantas a florescer na primavera, daí o seu nome. Esta e as suas franzinas irmãs, trouxe-as da Campeã, uma aldeola da Serra do Alvão. Encontrei-as frondosas à sombra de um castanheiro. No meu jardim, à sombra de um carvalho (Quercus faginea), tentei dar-lhes um ambiente semelhante. Falta-lhes contudo a humidade, daí estarem pouco desenvolvidas.
As primulas ocorrem expontaneamente no Norte do país.
Rafael Carvalho / mar2012

Sem comentários:

Enviar um comentário