sábado, 21 de abril de 2012

Explodiram os rosmaninhos do meu jardim…



+
Explodiram (de cor) os rosmaninhos do meu jardim. Plantados há dois anos, revelam agora o seu intenso vigor.
A custo zero, transplantei-os da valeta diretamente para o jardim.
Quanto a manutenção, nada de água, apenas uma poda lá para o outono. A poda é indispensável na conservação da sua exuberância.
Nesta altura do ano é grande o frenesim em torno dos rosmaninhos. Abelhas, abelhões e outros insetos úteis acotovelam-se. Disputam o néctar entre si.
No meio dos rosmaninhos (Lavandula stoechas) plantei sanganhos (Cistus psilosepalus). Brevemente também estes me presentearão com as suas alvas flores. Adquiridos na berma, custaram o mesmo que os rosmaninhos.
Rafael Carvalho / abr2012

9 comentários:

  1. Bem a combinação das Lavandulas com a pedra crua e essa janela...está lindíssimo! Parabéns! E os cistus também foram transplantados? julguei que não fosse possível transplantar as lavandulas bravas, não iriam pegar

    ResponderEliminar
  2. Caro James,
    obrigado pela simpatia e pelo comentário.
    Efetivamente quer os rosmaninhos quer os sanganhos foram transplantados. Tenho outros no meu jardim e o sucesso no transplante se não é de 100%, anda lá perto.
    Cumprimentos e volte sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que tentar então, sei onde existem Cistus e é uma planta muito resistente à falta de água, o que nos dias de hoje dá mto jeito. Proximo passo será então tentar transplantar um, a ver se resulta!
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Parabéns, Rafael!
    Sou um Apaixonado por plantas e sou um aficcionado por lavandulas. Moro no Brasil e acho estas espécies portuguesas de Rosmaninhos , umas das mais bonitas! Adoraria ter exemplares lindos e floridos , como estes , em meus canteiros!
    Te deixo meu cordial abraço! Valorizo muito quem cuida bem da Natureza! :)

    ResponderEliminar
  4. Ontem vi uns rosmaninhos lindos atrás da minha casa... hoje acordei com a chuva e dei voltas na cama a pensar na transplantação dos rosmaninhos... fiz um search no google sobre " transplantação de rosmaninhos" e vi o seu site... hoje é dia 21/04/2014... o seu post é do dia 21/04/2012!!!! Engraçada coincidência... vou vestir as galochas e transplantar os rosmaninhos para o meu jardim!!! Obrigada pela inspiração e parabéns pelo seu blog!
    Luisa

    ResponderEliminar
  5. Luísa,
    felicidade para si e para os seus rosmaninhos.
    Obrigado pela visita e pelo agradável comentário.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar