segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tabua (Typha sp.)


 

+
Não consigo imaginar um lago ou um curso de água de corrente fraca sem a presença da tabua. As suas flores em forma de espiga são inconfundíveis. Sobre um cilindro inferior de cor canela - a espiga feminina, um outro cilindro mais pequeno - a espiga masculina. A floração dá-se de Maio a Agosto. O meu filho diz que a tabua tem um chouriço em cima.
São várias as espécies de tabuas presentes no território nacional: Typha angustifolia; Typha latifolia; Typha domingensis…  A distinção entre elas não é fácil.
Tratam-se as tabuas de ervas palustres vivazes, emersas, com rizomas rastejantes subaquáticos. Os seus caules são simples. As folhas são lineares e planas.
Crescem em pântanos, valas e margens de linhas de água de corrente fraca. Toleram pequenos períodos de secura. Podem formar comunidades densas – os chamados tabuais.
Dependendo da espécie, as tábuas podem ultrapassar os 3 m de altura.
Das raízes às flores, segundo parece, são comestíveis.
As duas primeiras fotografias obtive-as no meu lago. A última fotografia retrata um tabual na Lagoa da Vela, concelho da Figueira da Foz.
Usadas em lagos de jardim as tabuas têm um grande interesse ornamental. Necessitam contudo de mondas frequentes por se revelarem extremamente colonizadoras.
Rafael Carvalho / set2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário