segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Explode de cor, o meu jardim…

 


 



  

+
Num verdadeiro fogo outonal, entre zelhas, castanheiros, pilriteiros e outras caducifólias, explode de cor o meu jardim. Os medronhos em fase de amadurecimento, também dão uma ajuda.
É da zelha a maioria das folhas que acima apresento. Trata-se de uma planta autóctone excecionalmente ornamental, infelizmente pouco frequente nos nossos jardins. Não sendo abundante, conheço contudo alguns locais aqui no Douro onde a zelha ocorre espontaneamente.
Rafael Carvalho / nov2012


4 comentários:

  1. Belas fotos, Rafael. Desconhecia a Zelhas, foi a primeira vez que ouvi falar de tal planta. Quanto aos medronheiros já estão na lista da minha próxima aquisição, quero plantar uns quantos no meu quintal. Mas queria plantas já com algum tamanho, o que poderá ser algo caro..
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. James,
    relativamente a plantas do género Acer, temos duas autóctones do nosso país - Padreiro / Acer pseudoplatanus (zona atlântica); Zelha / Acer monspessulanum (zona mediterrânica). A Zelha existe aqui no Douro, mas também mais a Sul na Serra da Arrábida.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rafael Carvalho
    As cores do outono são únicas!Se não tivesse lido o seu post ficaria a pensar que as folhas que mostra são de um plátano.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Maria,
    efetivamente existem algumas semelhanças entre as folhas do plátano e as folhas da zelha. Existe contudo uma diferença que é nítida e que as imagens não espelham: a grande dimensão das folhas de plátano, contrasta com a pequena dimensão das folhas de zelha, uns meros 3 centímetros.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar