domingo, 23 de dezembro de 2012

Um Bom Natal!

+
São vários os azevinhos presentes no meu jardim. O azevinho é um arbusto/árvore presente em algumas das serras do Centro e Norte de Portugal.
A associação entre esta planta e o Natal é de tal forma grande que, para a salvaguarda desta espécie vegetal, a sua colheita foi proibida em meio natural (
D.L 423/89 - 4 dez), o que ocorria com frequência precisamente na época natalícia.
Lamentava no outro dia o autor de um
blogue amigo a dificuldade em vingar os azevinhos em solo lisboeta – os azevinhos não gostam de solos calcários. Sorte tenho pois eu!
Em solo transmontano, com frequência visito as Serras do Marão/Alvão. Para alegria de quem passa, lá estão os altivos azevinhos.
Para quem deseje ter um azevinho no jardim, não se esqueça de que se trata de uma espécie dióica, existindo pois exemplares femininos e exemplares masculinos. Só os exemplares femininos dão fruto – as vistosas bagas vermelhas. A frutificação porém só ocorre se existir um exemplar masculino nas redondezas.
Rafael Carvalho / dez2012

5 comentários:

  1. Por aqui não se encontram e ainda não tive a sorte de os ver na Natureza. São belíssimos!

    ResponderEliminar
  2. Ana,
    para além das Serras do Alvão e Marão, também já os vi no Gerês. Também já vi azevinhos numa serra do centro do país, talvez na lousã, não tenho a certeza.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia e, desde já um feliz natal para todos!
    Sim, posso confirmar que existem azevinhos na Serra da Lousã (por exemplo no bosque que circunda Gondramaz). Também existem na Serra do Buçaco.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Rúben,
    por coincidência estive ontem na Serra do Buçaco. E lá estavam eles!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por Referir o meu blogue Rafael, cumprimentos e Boas Festas!

    ResponderEliminar