quinta-feira, 2 de maio de 2013

Armeria transmontana – um ramo endémico.

+
Excluindo as fruteiras de origem variada, que não dispenso, o meu jardim é constituído quase exclusivamente por espécies autóctones. Com a minha mulher a pressionar pela ausência de flores de corte convencionais, sou obrigado a improvisar.
Na imagem apresento um ramo de armérias – Armeria transmontana, um endemismo ibérico. Excetuando as armérias do meu jardim, só vi armérias transmontanas em meio natural. Brinco pois com a minha mulher dizendo-lhe ser a única no mundo a possuir um ramo desta espécie botânica (o mais curioso é que posso mesmo ter razão!). A haste floral da Armeria transmontana tem um comprimento que ronda os 40 cm, o que pode fazer dela uma excelente flor de corte. Em floricultura, não compreendo pois como ainda não é explorado o potencial da Armeria transmontana.
Rafael Carvalho / mai2013

3 comentários:

  1. A Armeria foi também uma descoberta recente para o meu jardim. Este ano a minha floriu profusamente!Embora seja uma espécie diferente, esta Armeria transmontana parece ser igualmente bela!

    ResponderEliminar
  2. James,
    parece que são várias as espécies de armérias existentes em Portugal. Para além da Armeria transmontana, só contactei presencialmente com a Armeria maritima - talvez a de maior distribuição, bem como com a Armeria berlengensis - apenas existente nas ilhas Berlengas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Acho o ramo lindo, também gosto de fazer ramos com espécies autóctones, acho que ficam tão bem! Desculpe pedir de novo, mas acha que me poderia dar sementes de arméria? :D Quando chegar a altura claro...se quiser troco-as por estacas de roseiras antigas que colecciono. ;)

    ResponderEliminar