sábado, 20 de julho de 2013

Novo compostor, para o meu jardim







+
Até ao momento, o meu compostor não passava de um rolo de rede entre quatro varas verticais. Funcionava - reconheço contudo que esteticamente não era a solução ideal.
O meu jardim é grande. Os meus desperdícios vegetais também. Senti pois a necessidade de adquirir um novo compostor.
Os compostores à venda nos centros de jardinagem são práticos, mas de pequenas dimensões. Resolvi o problema recorrendo a paletes de madeira, uma solução mais económica. Com sete paletes unidas por simples braçadeiras plásticas, construí dois módulos de compostagem – se necessitar de mais um módulo, basta juntar mais três paletes. O compostor duplo facilita a mistura do composto e permite dispor, simultaneamente, de composto maduro e de composto em amadurecimento.
+
Composto, o que é?
O composto é um fertilizante natural que resulta da decomposição da matéria orgânica. A compostagem para além de alimentar o solo recicla os resíduos orgânicos das nossas cozinhas e jardins.
+
Como fazer a compostagem?
Para fazer compostagem juntamos e misturamos resíduos orgânicos verdes, como cascas de fruta, relva e legumes, e resíduos “castanhos” como folhas secas, guardanapos de papel usados, ramos finos ou finamente cortados/triturados, palha, jornais e cartão cortados às tiras.
Os materiais a compostar devem estar em contacto direto com o solo, permitindo a drenagem da água e a entrada de organismos decompositores.
Convém ir remexendo o material com uma forquilha para mais facilmente homogeneizar o composto e evitar a existência de matérias mal decompostas nos rebordos.
+
Materiais que podemos usar: flores; ramos finos ou finamente cortados/triturados; relva; palha; folhas de árvores; cinza da lareira; papel e cartão; saquetas de chá; borras de café; cascas de batata/fruta; restos de legumes.
Materiais que não devemos usar: ervas daninhas/infestantes; ramos grandes; plástico; metal; ossos; espinhas; gorduras; carne; peixe.
Rafael Carvalho / jul2013

2 comentários:

  1. Está ótimo! Fácil de fazer, económico e com grandes dimensões. E sempre com possibilidade de ampliar e esteticamente resulta muito bem dando um toque rústico. Eu terei bem menos espaço, logo menos restos para fazer compostagem. Ainda assim esta semana estive a crivar a pilha do composto já curtido e consegui à volta de 150 litros o que me parece muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Aquifolivm,
    Obrigado pelo comentário!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar