quinta-feira, 12 de setembro de 2013

“Raised bed”, do meu jardim





+
O meu jardim entrou numa nova fase. Desejo há muito tempo ter uma horta, projeto até agora adiado.
Simbólico, o canteiro da imagem surge como primeira pedra do meu quintal.
Por uma questão de organização e facilidade de manutenção, optei pelo sistema que os ingleses designam por ”raised bed”, uma espécie de canteiros elevados. Tendo disponível alguns esteios de granito e outros tantos postes de madeira, a construção é-me facilitada.
Como a minha terra é argilosa e bastante pesada, enchi os canteiros misturando-a com composto e outra terra mais vegetal. Uma peneira permitiu-me separar a terra das imensas pedras que ela continha.
Pretendo instalar diversos canteiros fixos, separados por caminhos com cerca de 60 cm de largura, o espaço necessário para fazer passar a minha relvadeira. Este canteiro tem e os próximos também terão 120 cm de largura, por forma a efetuar facilmente todo o trabalho a partir dos caminhos.

“Raised bed” - Vantagens
- Facilitam a rotação de culturas e a colocação de barreiras anti pragas.
- Como não é necessário circular sobre a terra, não há o risco de a compactar. Não é pois necessário cavar todos os anos em profundidade.
- As plantas podem ser facilmente alcançadas e todas as atividades podem ser realizadas confortavelmente a partir do caminho.
- Em solos pedregosos as raízes têm mais espaço.
- Em solos mal drenados (é o meu caso), a drenagem é melhorada.
- É mais fácil o controlo das ervas daninhas.
- As pragas são mais fáceis de detetar podendo ser controladas logo no início.
- Permite um maior controlo sobre as características do solo (a adição de cal, composto ou fertilizantes pode ser feita cama a cama).
- São dispensados equipamentos caros de cultivo.
Rafael Carvalho / set2013

Sem comentários:

Enviar um comentário