terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hora da poda, no meu jardim...








+
Chegou a hora da poda para alguns dos arbustos do meu jardim.
De acordo com a proximidade a casa, o meu jardim tem duas zonas distintas - a mais afastada com aspeto selvagem; a mais próxima com ar domesticado. Ambas as zonas possuem, quase em exclusividade, plantas da nossa flora autóctone.
Após a poda, a zona "domesticada" adquire um aspeto mais organizado e formal (e logo eu que nunca gostei de fatos!). Quando a primavera regressar, as plantas rejuvenescidas emitirão novos rebentos e novas hastes florais - a zona será naturalmente liberta de formalismos. O contraste assim imposto quebra a indesejável monotonia no meu jardim.
Para plantas como o rosmaninho a poda é mesmo uma necessidade. Sem ser podado o rosmaninho envelhece muito precocemente, o que obrigaria a frequentes replantações.
Sargacinhas, tojos, sargaços e rosmaninhos são podados em semiesfera. Apelido carinhosamente os meus tojos de bolinhas de picos.
Aquando da poda, tenho o cuidado de não deixar entrelaçadas plantas de espécies diferentes. Mantenho assim a individualidade de cada uma. Asseguro desta forma que a competição entre diferentes espécies não coloca em risco a diversidade vegetal no meu jardim.
Destroçados em pequenas dimensões, os desperdícios da poda deixo-os no próprio local. Sobre eles coloco um manto espesso de caruma. O efeito de palhagem, mulching para os ingleses, previne o aparecimento das ervas, aumenta a fertilidade do solo e contribui para a preservação da humidade. As poucas ervas que nascem deixam-se arrancar com facilidade.
Quanto à caruma, obtenho-a de borla nos pinhais das redondezas.

Rafael Carvalho / out2013

2 comentários:

  1. Gostaria, se possivel, que identificasse as espécies existentes nas fotografias.
    Sobre a caruma, é um óptimo recurso para conservar a humidade e controlar as infestantes, sendo também fácil de retirar e de repor nos canteiros.
    Maravilha de jardim.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Marques, ora aqui vai, da esquerda para a direita:
    1ª foto - Tojo Gatunho (Ulex micranthus); gilbardeira (Ruscus aculeatus); rosmaninho (Lavandula Stoechas)
    2ª foto - sargacinha (Halimium lasianthum); rosmaninho (Lavandula Stoechas); sargaço (Cistus psilosepalus)
    3ª foto - rosmaninho (Lavandula Stoechas); tojo (Ulex europaeus)
    4ª foto - idem
    5ª foto - tojo (Ulex europaeus); rosmaninho (Lavandula Stoechas); sargaço (Cistus psilosepalus); sargacinha (Halimium lasianthum); rosmaninho (Lavandula Stoechas);
    6ª foto - 5ª foto - tojo (Ulex europaeus); rosmaninho (Lavandula Stoechas); sargacinha (Halimium lasianthum);
    7ª foto - rosmaninho (Lavandula Stoechas); sargaço (Cistus psilosepalus); gilbardeira (Ruscus aculeatus); rosmaninho (Lavandula Stoechas)

    ResponderEliminar