segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Alegre castinçal…


+
Castinçal é uma mata de castanheiros cultivados em regime de talhadia, para produção de material lenhoso.
Trespassado por tímidos raios de sol, alegre castinçal foi aquele que ontem encontrei nas proximidades do meu jardim autóctone.
Entre o autóctone o exótico, existem espécies vegetais onde é difícil reunir consensos. Passa-se isso com o choupo branco, passa-se o mesmo com o pinheiro bravo mas também com o castanheiro.
Durante muito tempo considerou-se que o castanheiro foi introduzido em Portugal pelos romanos. Estudos recentes levam-nos contudo a considerar o castanheiro como autóctone na Península Ibérica, tendo sido assinaladas, na Serra da Estrela, ocorrências dispersas de pólen fóssil de castanheiro em formações datadas pelo radiocarbono, com cerca de 8.000 anos.
Rafael Carvalho / fev2014

3 comentários:

  1. O pinus pinaster e castanea sativa são espécies autoctones , o problema em portugal é que estas e outras espécies estão muito "baralhadas", tornando-se dificil saber se localmente essa espécie é autoctone ou não , digo isto , porque o que muitas pessoas não percebem, ė que "um quercus robur é uma espécie exoticas nos montados alentejanos" assim como uma azinheira é exótica no litoral norte. Se contarmos com os fogos super comuns na iberia, ainda com a presença hoje enixestente de manadas de herbívoros selvagens, que compunham uma paisagem diferente ou talvez muito parecida com a que existe hoje. Cumps excelente blog

    ResponderEliminar