sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Erva-besteira, o fascínio continua…





+
No início do mês, fiz aqui referência às ervas-besteiras do meu jardim. Se na altura estava fascinado, pasmado agora continuo.
Já não é só o profuso verde da erva-besteira a prender-me a atenção. Como que pintados à pressa, os seus borratados lábios rubros mechem comigo, e não só! Leviana, a erva-besteira atrai uma legião de abelhões, inebriados por uma fragrância que eu não deteto.
A adivinhar pela sua presença noutros jardins, a admiração pela erva-besteira estende-se a outros humanos.
No Alto-Douro onde habito, conheço vários locais onde existem populações selvagens da erva-besteira. Curiosamente o povo não lhe reconhece qualquer valor ornamental, não sendo notada a sua presença nos jardins da região.
Em espaço natural, a erva-besteira faz notar a sua presença junto a cursos de água, frequentemente sob o coberto de árvores de folha caduca.
Rafael Carvalho / fev2014

4 comentários:

  1. Não conheço, não creio que haja por aqui. É realmente muito bonita.

    ResponderEliminar
  2. Rafael, obrigado pela referencia ao meu blogue. Como já disse antes, este Helleborus é muito usado em jardins no Norte da Europa, mas em Portugal só o encontrei em jardins botânicos...como referiu, o povo em geral não lhe dá qualquer valor ornamental, considerando-o apenas mais uma erva daninha. É preciso olhar com olhos de ver para apreciar a beleza do helleborus. Parabéns pelas fotos!

    ResponderEliminar
  3. Helena,
    também eu não conhecia, até me ter mudado para o Alto-Douro.
    Quando a vi pela primeira vez, tive bastante dificuldade em a conseguir identificar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. James,
    Relativamente às fotos, quando as plantas estão no nosso jardim a coisa torna-se mais fácil.
    Existe sempre um momento em que que as condições climatéricas são propícias, o sol não está pela frente e a planta está "no ponto" no que toca ao momento que queremos capturar - floração, frutificação,...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar