sábado, 21 de junho de 2014

Florir Armamar / apresentação do meu jardim








































+
O município de Armamar, onde resido, lançou o concurso "Florir Armamar". Pretende-se reforçar a beleza natural do concelho de Armamar ao convidar a população a florir as suas janelas, varandas, portas, jardins e montras (comércio). 

Acreditando no Jardim Autóctone enquanto conceito, decidi inscrever o meu jardim nesta iniciativa.
Transcrevo a minha carta de apresentação.

Caros senhores,
começo por me congratular com a vossa iniciativa - Concurso Florir Armamar 2014.
O paraíso é idealizado como um imenso jardim. Se os jardins e os espaços naturais do concelho de Armamar forem valorizados, todos nós estaremos mais próximos do céu.
Pretendo com este email inscrever o meu jardim no referido concurso. Segue em anexo a ficha de inscrição, como várias fotografias do meu jardim. As fotografias referem-se a vários espaços temporais, variando o aspeto do meu jardim com a estação do ano em que a fotografia foi tirada. Outras fotografias e outros aspetos do meu jardim podem ser vistos no blogue que para o efeito criei - http://jardimautoctone.blogspot.pt/.
Não sendo nativo de Armamar, desde cedo o património desta terra me apaixonou, a tal ponto de por aqui ter assentado arrais. De todos os patrimónios, o natural é talvez o menos conhecido e um dos que mais me apaixona. Tenho por autodidatismo estudado a vegetação autóctone do concelho de Armamar (o termo autóctone é sinónimo de nativo ou indígena, isto é, diz respeito a todo o ser vivo originário do próprio território onde habita).
Tendo construído casa há meia dúzia de anos em Aldeia de Cima, não poderia deixar de honrar a vegetação natural do concelho que me acolheu, ocupando a posição principal no meu jardim. As plantas autóctones respeitam as nossas paisagens e a nossa cultura. Não nos esqueçamos que as paisagens são tão identitárias para os povos como a sua língua. Também é isto que os turistas que visitam o Douro procuram.
Quem tem um tojo no jardim?
Eu tenho! Vários, aliás! Tojos, giestas, rosmaninhos, madressilvas, gilbardeiras, alecrins, carvalhos, sobreiros, prímulas, sanguinhos, zelhas, sabugueiros, roselhas, abrunheiros-bravos, armérias, sanganhos, sargaços, zimbros… Possuo várias dezenas de espécies autóctones no meu jardim, algumas delas endémicas, existentes em espaços muito limitados, como é o caso da Armeria trasmontana, apenas existente no NW da Península Ibérica. As nossas plantas, por nós desprezadas, têm lugar de destaque em países estrangeiros - para os ingleses o rosmaninho é a Lavanda portuguesa!
Sobre os meus muros de pedra plantei várias espécies rupícolas, de que os seduns são apenas um exemplo.
O arquiteto português Gonçalo Ribeiro Telles, foi distinguido com o 'Nobel' da Arquitetura Paisagista, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe. Nos seus projetos as plantas autóctones têm lugar de destaque.
Como as minhas plantas estão naturalmente adaptadas às condições climatéricas e de solo da região duriense, sem necessidade de rega o meu jardim é verdadeiramente ecológico. Relva não tenho – o meu prado natural, limpo e cortado após florir, mesmo que seco no verão enquadra-se no ambiente natural da Europa do Sul, onde nos encontramos.
O meu jardim autóctone também é um jardim-dos-sentidos, evoluindo com as estações. Vejo não só as flores, como os insetos que sobre elas esvoaçam, os répteis, os anfíbios e os mamíferos que comigo partilham o espaço. Ouço as rãs que sem terem sido convidadas povoam o meu lago. Como e sinto o gosto dos medronhos. Embebedo-me com o cheiro das madressilvas. Gosto de tatear o tronco das árvores. Alegra-me saber do valor medicinal de muitas das nossas plantas.
À riqueza florística do meu jardim adiciona-se a riqueza faunística, pelas relações que as plantas autóctones estabelecem com os animais, fornecendo-lhes alimento e abrigo.
Respeitosos cumprimentos e felicidades para a iniciativa.​
Rafael Carvalho / jun2014

15 comentários:

  1. Caro Rafael, desde já agradeço o divertido comentário no meu blogue! ;)
    O seu jardim autóctone merece todo o reconhecimento, até porque atrevo-me a dizer que existem mto poucos jardins entre nós a usar as autóctones, tem todo o mérito por isso! Depois as imagens falam por si, gostava de destacar as fotos do lago com gelo/geada...lindíssimo!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. James!
    Quanto ao meu comentário, resume a satisfação ao ver a evolução do seu jardim.
    Relva de tapete, ... Numa sociedade de consumo imediato, foram-se fazendo jardins "prontos na hora". O seu jardim contudo revela estudo, planificação e sonho, pensamento na beleza futura e desprezo pelo prazer imediato.
    Parabéns!
    Quanto ao meu lago, é o centro do meu jardim, não só para mim como para a bicharada, que lá vive ou lá vai beber água.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimo! Adoro o seu jardim!
    Sonho um dia ter um jardim repleto de plantas autóctones!
    Na foto das papoilas, o que são aquelas flores lilases? Parecem rapúncios...

    ResponderEliminar
  4. Jana,
    obrigado pelo seu simpático comentário.
    As plantas de flor lilás a que se refere, nasceram espontaneamente. Confesso que ainda não tive oportunidade de me debruçar sobre a sua identificação.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Carissimo Rafael,

    Longe de ser uma "troca de simpaticos galhardetes" deixe-me desejar os votos de maior sucesso no concurso Florir Armamar... Acho que nao preciso de dizer quem deveria ganhar. E isto sem ver os outros...basta olhar para as fotos e para a enorme diversidade de espécies que ja tem na colecção para morrer de inveja e perceber o amor com que tem construído o seu jardim autóctone!
    Mas se duvidas houvesse...bastava ler a carta de apresentação para desfazer as dúvidas! Os maiores sucessos!

    PS - Nao sei se me contenho a publicar algo no sementes de portugal sobre a sua candidatura!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro João Gomes,
    obrigado pelas suas palavras.
    Quanto à possibilidade de publicar algo sobre o assunto no Sementes de Portugal, esteja à vontade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rafael,
    Eis uma iniciativa interessante que seria bom ver propagar-se pelo país inteiro.
    Quanto à participação do seu Jardim Autóctone neste concurso de Armamar, só posso deseja-lhe o maior êxito, visto que esse êxito permitiria esperar uma maior sensibilização e consequências locais no que respeita ao reconhecimento da natureza autóctone como um bem patrimonial a preservar e a valorizar.

    Impossível não ficar impressionado com a sequência de imagens de apresentação. De facto, é de um paraíso autóctone que se trata!

    ResponderEliminar
  8. Caro Rafael

    É um felizardo, pois reside num concelho onde, pelos vistos, os autarcas parecem valorizar a natureza, nomeadamente a flora, esperando eu que não seja só pela componente estética. Seria bom que outras autarquias seguissem esse exemplo. A sua carta de apresentação, como alguém já referiu, está excelente. Faço votos de que tenha sucesso neste concurso. Além de ser um estímulo para si e um reconhecimento para o seu trabalho, seria bom para a floresta autóctone, pois certamente levaria outras pessoas a seguir o seu exemplo.

    Abraço
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  9. Xisto e Paulo,
    obrigado pelo comentário.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Rafael. Projeto a abraçar e a divulgar.

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo Joaquim,
    obrigado pelo comentário. Agradeço-te também teres-me alertado para a existência desta iniciativa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, Rafael! Vejo, com muito agrado, que continuas a cultivar o gosto pelo belo e pelo simples.
    Um abraço.
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  13. A espécie que aparece ao pé das papoilas trata-se da Campanula lusitanica L. subsp. lusitanica http://www.flora-on.pt/#/1Campanula+lusitanica . Também me presenteou nos meus canteiros.
    Maria Armanda Gouveia

    ResponderEliminar
  14. Maria Armanda,
    com o seu comentário, fiquei mais rico. Mais um nome a acrescentar à minha lista.
    Obrigado.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Paulo,
    satisfeito por te rever. Sinto falta das nossas conversas nos intervalos do trabalho.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar