sexta-feira, 25 de julho de 2014

Madressilva, do meu jardim




+

Sinto carinho por todas as plantas do meu jardim. Existem contudo algumas que pelo seu historial ou pela sua beleza têm da minha parte uma atenção especial. A madressilva (Lonicera etrusca) da imagem, é uma delas.
Multicolorida, a sua floração é de uma formosura estonteante. O odor adocicado que liberta, embebeda-me a mim e aos insetos que nas suas flores chafurdam.
Quem passa na rua, gaba-me a madressilva. Quando me perguntam onde podem comprar uma igual, aponto-lhes com o dedo (indicador) para o monte, “viveiro” que forneceu a esmagadora maioria das plantas do meu jardim. Julgam-me doido, não acreditam! Como poderia o agreste monte parir tal preciosidade?!
Rafael Carvalho / jul2014

7 comentários:

  1. Olá Rafael.

    Também tenho algumas madressilvas no meu jardim, mas não tão esbeltas quanto a sua. Qual a fórmula para conseguir isso? É que neste momento as minhas estão quase secas.

    Cumprimentos
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    possuo outras madressilva no meu jardim, não menos belas mas contudo menos vigorosas.
    A ausência de concorrentes, para além de uma roseira a seus pés, poderá estar a contribuir para uma maior disponibilidade de nutrientes, mas isto é apenas uma suposição.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosa a madressilva :) Sei bem o que é isso de acharem uma pessoa "louca". Acontece-me o mesmo quando apanho seduns, dos quais resulta belíssimos arranjos de suculentas. E tenho inclusive o sedum hirsutum em vaso ao pé da entrada de casa, que já teve há umas semanas uma floração maravilhosa. Quanto à madressilva já há muito tempo que a tentava ter quando a via pelo monte. Este ano parece que consegui tê-la. Só falta colocá-la num bom sítio com tutor. :) Tentei ter esta, a Tamus communis, que acho o formato das folhas muito bonito, http://www.flora-on.pt/#/1Tamus+communis mas não consegui. Tenho de tentar mais vezes. :) e a Clematis campaniflora também é mais uma trepadeira interessante para o seu jardim autóctone. http://www.flora-on.pt/#/1Clematis+campaniflora .

    ResponderEliminar
  4. Rafael, as minhas madressilva já floriram (em abril e maio), mas não tanto quanto as suas. Neste momento têm poucas folhas. Receio que estejam a ficar envelhecidas ou então, como as roseiras, a necessitar de uma poda para rejuvenescimento. Ou então o solo não será o mais adequado, pois é argilo-calcário.

    Abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Maria Armanda,
    também já semeei a uva-de-cão (Tamus communis) no meu jardim. Não resultou. Contudo, não desisto!
    Quanto à Clematis campaniflora, já a tenho no meu jardim.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Paulo,
    a minha madressilva é todos os anos podada no outono. Faço uma poda despreocupada, limitando-me a eliminar parte do volume.
    Perder as folhas após a floração é normal.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. A suas madressilvas não são atacadas pelas larvas mineiras? Recolhi umas quantas madressilvas no monte, que pegaram muito facilmente e cresceram estupidamente, contudo em abril estavam as folhas todas cheias de sarrabiscos, que mais não são os túneis das criaturas!

    ResponderEliminar