quinta-feira, 10 de julho de 2014

Nem só de autóctones, vive o meu jardim


+
Flora e fauna autóctones; Jardinagem sustentável; XeroJardinagem; Jardim Natural; Jardim autóctone; Jardim Nativo... São estas as palavras chave que descrevem o meu blogue, visíveis mais acima no seu título.
A flora autóctone produz jardins sustentáveis pela menor necessidade de mão de obra. A flora autóctone dispensa ainda o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes.
Quanto à água, à flora autóctone basta-lhe a da chuva. É aqui que entra o conceito de xerojardinagem - jardins onde é feito o uso racional da água de rega, evitando o desperdício a todo o momento.
Para além das plantas autóctones, outras existem que apesar de exóticas encaixam perfeitamente nos conceitos de sustentabilidade e de baixa exigência hídrica. O agapanto (Agapanthus africanus) é uma delas. As suas exigências são de tal forma modestas que já vi agapantos nascidos em telhados, locais fortemente batidos pelo sol, pelo frio, pelo calor e pelo vento, onde não se espera encontrar solo ou água.
Agapanto, uma exótica bem-vinda no meu jardim.
Rafael Carvalho / jul2014

6 comentários:

  1. Viva,
    Nesta altura vemos os agapantos floridos e que bela imagem nos oferecem! Não sei bem porquê, mas esta é uma das plantas que falta no meu jardim... tenho de tratar disso!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também tenho alguns no meu jardim. É uma espécie bem adaptada ao nosso clima, ou não fosse ela originária da África do Sul.
    Dá para ver, Rafael, que não é um fundamentalista pela flora autóctone, pois admite algumas exceções!

    Abraço.
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Paulo, tenho efetivamente um fraquinho pelas nossas autóctones.
    Sendo o meu jardim um jardim temático, as exóticas são efetivamente uma exceção.
    No local certo as exóticas são bem vindas, desde que não sejam invasoras.
    Nota: como batatas e broa de milho, espécies oriundas da América.
    Cumprimentos Paulo

    ResponderEliminar
  4. Também tenho agapantos no meu jardim, mas este ano, pela primeira vez não floriram. Porque será? Estão num local sombrio e húmido e são plantas já com uns dez anos.
    Parabéns pelos seus "jovens" agapantos.

    ResponderEliminar
  5. Maria Paula,
    os agapantos do meu sogro também estão num local sombrio e todos os anos florescem.
    Estarão os seus preguiçosos?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar