quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Azereiro (Prunus lusitanica)


5 comentários:

  1. Caro Rafael.

    Também tem azereiros no seu jardim? Na 2ª feira passada vi, pela primeira vez, vários no Parque Ambiental de Santa Margarida (Constância). São um arbusto/pequena árvore espetaculares. Gostei sobretudo do verde das suas folhas e da sua morfologia. Tenho que comprar um para o meu jardim. Sabe onde se consegue arranjar?

    Abraço
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    tenho dois azereiros no meu jardim. Chamam-lhe os franceses loureiros de Portugal.
    Constituem uma relíquia da flora portuguesa, do tempo em que o nosso território tinha clima tropical. Em estado natural vi-os no Gerês e na Lousã.
    Posso enviar-lhe umas sementes lá mais para a frente.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ok, obrigado Rafael. Depois mando-lhe o meu endereço.
    E, já agora, a germinação é fácil?

    Cumprimentos
    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Paulo,
    pode mandar a sua morada para o meu email: raftilatila(arroba)portugalmail(ponto)pt.
    A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem vários azereiros no espaço que a envolve. Os meus azereiros foram transplantados partindo de alguns pequenotes daí provenientes, nascidos por disseminação natural. Nunca semeei diretamente os azereiros, mas penso que germinarão com facilidade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar