sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sebe biodiversa, a do meu jardim…



+
Lodão, freixo, giesta amarela, azinheira, sargacinha, roseira-brava, medronheiro, zelha, giesta branca, rosmaninho, …
São várias as espécies autóctones presentes na sebe que limita o meu jardim. A imagem ilustra apenas alguns metros dos cento e muitos que a sebe tem.
São dez as espécies existentes na fotografia, das várias dezenas que a sebe possui em todo o seu comprimento.
Quanto ao marmeleiro, é evidentemente uma exótica. Na presença de tão ilustres companheiros, regozija-se presenteando-me com sadios e bons marmelos.
Biodiversa, a sebe do meu jardim consola-me a vista. Com alimento e abrigo à disposição, a bicharada prolifera – saltam coelhos, cantam os pássaros, zumbem os insetos. De vez em quando avisto um ou outro anfíbio; os répteis também são convidados.
Rafael Carvalho / out2014

5 comentários:

  1. Viva Rafael.

    O lódão e o freixo são árvores de grande porte e parecem estar muito próximos. Não se estorvarão?

    Qual a idade da zêlha?

    Cumprimentos
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    Começo pela última pergunta, a mais fácil de responder. Cinco anitos tem a zelha no meu jardim. Quando a transplantei, não lhe encontrei a certidão de nascimento, estimo contudo que tivesse talvez quatro anos. Ora 5+4=8 anos.
    Como não posso escapar à primeira pergunta, vamos à resposta. Se o objetivo fosse o desenvolvimento livre das espécies presentes, o espaço disponível não chegaria para apenas uma das árvores mencionadas. Já tenho efetuado algumas intervenções suaves. De futuro terei de fazer periodicamente o rejuvenescimento de toda a sebe com recurso a podas severas - os arbustos e as árvores usados após corte rebentam novamente pela touça. Este método é usado há muito nos castinçais, para obtenção de varas de castanheiro.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. O seu jardim é um encanto.
    Tenho pena que tenha "abandonado" o outro blogue.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar