quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Azeitona pronta a curar...

O meu jardim autóctone não tem só espécies nativas. A oliveira (Olea europaea) também está presente. Esta pequena árvore distribui-se por todo o território nacional, sendo cultivada para aproveitamento do seu fruto – a azeitona. A azeitona é comida crua depois de curada ou usada na produção de azeite.
Plantadas há apenas três anos, as minhas oliveiras não passam de crianças - foi este o primeiro ano que me deram azeitonas. Como não são muitas, vou simplesmente curá-las para poderem ser servidas à mesa. Confesso que nunca o fiz. Segundo me disseram os meus vizinhos, parece que a primeira etapa da cura, que só terminará em Março do próximo ano, consiste em mantê-las submersas em água. A água deverá ser mudada semanalmente. Quanto à etapa seguinte, logo se vê…
Rafael Carvalho / nov2011

4 comentários:

  1. Antes de mais parabéns por este blogue e também pelo "Arquitetura Douro" que costumo visitar!
    Quanto ao post, acho que a oliveira, embora tenha sido modificada desde tempos antigos, a partir do zambujeiro (variedade silvestre que ainda existe) não deixa de ser nativa.
    Também tenho uma oliveira, mas confesso que nunca tive muito sucesso com as azeitonas. :P

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este novo blog!

    Abraço do Algarve

    ResponderEliminar
  3. Rúben,
    nesta coisa de saber se as árvores são ou não autóctones, existem sempre opiniões diferentes e alguma discussão.
    Há quem defenda que a oliveira é originária do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irão e do litoral mediterrâneo da Síria e Palestina, expandindo posteriormente para o restante Mediterrâneo.
    Também temos o caso do castanheiro, durante muito tempo considerado como tendo sido introduzida pelos romanos. Descobriram-se depois, na Serra da Estrela, pólenes desta espécie fossilizados em turfeiras com vários milhares de anos, anteriores pois à romanização...
    Discussão à parte, ninguém tem dúvidas que estas são duas espécies importantes para a manutenção da biodiversidade no nosso país.
    Obrigado pelo comentário, volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. Zé Júlio,
    espero sinceramente que este seja um espaço de partilha.
    Os parabéns são recíprocos. Pela sua espontaneidade, o seu blogue é para mim uma fonte de inspiração.
    Cumprimentos do Douro.

    ResponderEliminar