quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cravo-do-monte (Armeria transmontana)






+
Foi no litoral, de onde sou originário, que tive o meu primeiro contacto com as plantas do género Armeria, Armeria maritima no caso. A Armeria maritima já é amplamente usada em jardinagem, sem que muitos dos que a aplicam saibam trata-se de uma planta autóctone.
Residente no Alto-Douro, desconhecia a existência na região de um endemismo do mesmo género botânico, a Armeria transmontana, conhecida popularmente por cravo-do-monte.
Quando circulo de automóvel, dou por mim vezes sem conta a vasculhar as valetas e taludes, margens da estrada. Afianço contudo que tal ação não é patológica. Foi numa dessas sondagens que contactei na Serra de Montemuro com o cravo-do-monte. Posteriormente já o detetei em muitas outras zonas do Alto-Douro.
O valor estético do cravo-do-monte é inegável e a sua resistência também. Tenho-o plantado no meu jardim autóctone, onde fotografei os espécimes acima expostos. Os meus cravos-do-monte já se reproduzem, contribuindo para fomentar a biodiversidade local.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: Cravo-divino; Cravo-do-monte
Família botânica: Plumbaginaceae
Nome científico: Armeria transmontana
Distribuição Geral: NW Península Ibérica
Distribuição em Portugal: Norte interior e Centro interior.
Habitat: Matagais e rupícola
Floração: Maio - Julho
Características: Atinge 25 a 30 cm de altura, com folhas lineares formando almofadas junto ao solo. Possui flores rosadas com um pedúnculo bem destacado. As flores persistem durante bastante tempo depois de secas, sendo visíveis em cada floração as flores do ano anterior. Tem um grande interesse ornamental, podendo ser plantado em diferentes substratos.
Rafael Carvalho / mai2012 

4 comentários:

  1. Lindíssima a planta e belas as fotografias. Já tenho lido sobre ela, mas ainda não lhe consegui pôr os olhos em cima. Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  2. Ora caro Francisco,
    bela e certamente para muitos desconhecida planta.
    Sem flor não passa de uma simples erva. Florida vira princesa, qual Cinderela transmutada...
    Uma olhadela ao "flora digital" ou ao "flora on", deixa-nos boquiabertos tal a diversidade de armérias em Portugal.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. As flores desta Armeria são mais bonitas que a da própria Armeria maritima, considero-a mais ornamental. Aparentemente tem umas flores mais arredondadas, as folhas também são bastante diferentes. Parabéns por mais esta planta local!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. James,
    efetivamente existem diferenças. A flor da Armeria transmontana, depois de totalmente aberta constitui uma densa esfera. Faz-me lembrar a flor de alguns alhos...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar