quarta-feira, 18 de julho de 2012

Verbasco (Verbascum sp.)






+
Plantas autóctones portuguesas existem cuja identificação não deixa qualquer margem para dúvida – um medronheiro é um medronheiro; uma camarinheira é uma camarinheira; um pilriteiro é um pilriteiro; … Outras plantas pertencem a géneros botânicos pulverizados em variadíssimas espécies, cujas diferenças não são facilmente percetíveis para um aprendiz de botânico. Com alguma frustração minha o verbasco encontra-se nesta última situação. Existem cerca de 360 espécies de verbasco das quais 90 são nativas da Europa, com cerca de uma dezena a ocorrerem Portugal. Para piorar a situação muitas espécies de verbasco hibridam naturalmente, o que dificulta ainda mais a identificação.
+
Não conseguindo identificar o espécime duriense das imagens, fique-se pelo género – Verbascum sp.
+O verbasco é uma planta herbácea da família Scrophulariaceae. Bastante robusto, as folhas do verbasco formam uma roseta de onde se destaca uma ou várias inflorescências em espiga. Possui como fruto uma cápsula ovóide ou elipsóide. O porte do verbasco depende da espécie em causa – se o Verbascum giganteum atinge os dois metros, o Verbascum virgatum mede menos de um metro. Habita Terrenos incultos e pedregosos e margens de caminhos.
+
O verbasco possui propriedades medicinais. Na Antiguidade e durante a Idade Média acreditava-se que esta planta possuía propriedades mágicas e protetoras contra os maus espíritos.
+
Muito ornamental, é bastante usado pelos ingleses nos seus jardins, facto que pode ser visto
clicando aqui.
Rafael Carvalho / jul2012

Sem comentários:

Enviar um comentário