sábado, 25 de agosto de 2012

Capim-serra (Cladium mariscus)




+
Para a planta que hoje apresento, não conheço qualquer nome comum usado em Portugal. Os brasileiros chamam-lhe capim-serra, apelido que considero absolutamente adequado - vou "pegar" este nome emprestado. As suas folhas duras e cortantes atuam como autênticas lâminas. Entre mergulhos na Lagoa da Vela (concelho da Figueira da Foz), em miúdo, menos cauteloso, várias vezes me cortei nesta planta. As imagens acima expostas foram obtidas este verão na referida Lagoa.
Em Portugal penso que o capim-serra não será muito frequente. Não consta dos registos da "Flora Digital", base de dados a que com frequência recorro.
Introduzi sem grande sucesso o capim-serra no lago do meu jardim. Não morreu mas também não se desenvolveu - é a natureza do Alto-Douro a rejeitar o que não lhe pertence.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: não conhecido para Portugal
Família botânica: Cyperaceae
Nome científico: Cladium mariscus
Distribuição Geral:
Distribuição em Portugal: Centro e Sul do país. O "Flora On" identifica a sua presença na Lagoa da Vela - Fig. da Foz e em alguns locais perto da Serra da Arrábida como sendo a Lagoa de Albufeira.
Habitat: margem de lagoas e locais pantanosos não distantes do litoral
Floração: Maio - Setembro
Características:
Planta herbácea vivaz, rizomatosa e robusta com 1 a 2 m de altura. Possui folhas duras e muito ásperas nos bordos, cortantes, compridas e largamente lineares, serrilhado-denticuladas nas margens. As suas Inflorescências são muito ramificadas, terminando cada uma num grupo denso e arredondado. Os seus frutos são castanho-brilhantes.
Possui potencial ornamental pela sua corpulência, robustez e beleza das suas inflorescências. Pode servir para marginar lagos especialmente nas suas zonas de ocorrência natural.
Rafael Carvalho / ago2012

Sem comentários:

Enviar um comentário