quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lagoa da Vela - um paraíso no litoral central









+
As imagens que hoje apresento obtive-as este verão na Lagoa da Vela, concelho da Figueira da Foz. Lagoa da Vela, Lagoa das Braças, Lagoa da Salgueira… Desde miúdo que pelo menos uma visita anual a estes locais é para mim obrigatória. Como possuo uma canoa, consigo ter um contacto mais próximo com estes espelhos de água.
Sobre solo arenoso, a água da Lagoa da Vela corresponde à superfície freática. Do lado oceânico a lagoa confronta com as matas nacionais dominadas pelo pinheiro-bravo, estabelecidas sobre dunas estabilizadas. Do lado continental a lagoa confronta com terrenos agrícolas constituídos sobre areias eólicas sem estrutura dunar.
Na água os tapetes de nenúfar-branco saltam à vista. Nas margens, sem se misturarem, são visíveis manchas de tábuas, bunho, caniço, Junco e Cladium mariscus. A tanchagem-da-água, a salgueirinha, a erva-pessegueira, várias espécies de ranúnculos e a hortelã-da-água também marcam presença. Infelizmente a invasora pinheirinha também.
Entre árvores e arbustos ribeirinhos, na Lagoa da Vela constam salgueiros e amieiros.
Rafael Carvalho / ago2012

5 comentários:

  1. Aí está um lugar magnífico e que eu desconhecia completamente! Tenho que o visitar para ver esse tapete magnífico de nenúfares :) Adoro ambientes aquáticos...

    ResponderEliminar
  2. Ana, não se arrependerá se visitar o local. À grande diversidade vegetal alia-se a diversidade animal, com destaque para as aves aquáticas - patos, garças, galinhas de água, galeirões, ...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por nos dar a conhecer este local! Fiquei curioso e fui procurar ao bing maps e é engraçado pois até é possível distinguir o verde dos nenúfares, penso eu. :)

    ResponderEliminar
  4. Ora Rúben,
    fico contente por partilhar com os outros aquilo que temos de melhor!
    Já agora, dei uma vista de olhos à lagoa no bing maps. Estou impressionado. Efetivamente são perfeitamente visíveis as manchas de nenúfar junto às margens.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. De facto é a lagoa mais rica da zona. Além desta, existe a lagoa da salgueira, lagoa dos teixoeiros e a Lagoa das Braças.

    ResponderEliminar