terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vincas à vista, no meu jardim …


+
Os muros de pedra fazem parte da nossa paisagem cultural, são suporte de vida e também os tenho no meu jardim. Porém, um dos extremos da minha propriedade contacta diretamente com o caminho público. A separação entre público e privado é, nesta menos soalheira parte do jardim, apenas feita por uma linha de disciplinados mecos de madeira. A opção de cobertura do solo passou pela nossa autóctone vinca (Vinca major), ainda em fase de implantação.
 
A plantação foi precedida por uma experiência bem-sucedida, efetuada um ano antes. É dessa experiência a imagem da segunda fotografia. Usando um compasso de 75 cm, lançando estolhos em todas as direções, as inicialmente débeis vincas cobriram totalmente o solo.
Tolerando bem a sombra, as vincas revelam-se excelentes plantas de cobertura. Não deixando nem espaço nem luz para as ervas daninhas, poupa o jardineiro na manutenção. Diz quem percebe do assunto que periodicamente os tapetes de vinca devem ser rossados, para assim serem rejuvenescidos.
Como a esmagadora maioria das plantas do meu jardim, adquiri a custo zero as minhas vincas no viveiro da berma da estrada. Na marginal do Douro entre a Régua e o Pinhão, bastou-me uma paragem de ½ hora. Com grande poder colonizador, o meu estrago não passou de um arranhão, entretanto já reposto. Agora no meu jardim, as vincas têm oportunidade de gerar novas colónias, dispersando as suas sementes pela região.
Rafael Carvalho / out2012

4 comentários:

  1. Olá Rafael!
    Os jardins particulares, aqueles que não se resumem a uma palmeira enfeitando uma alcatifa suspeitosamente verde, abastecem-se sem critério das últimas novidades holandesas no garden center. O seu belo jardim de facto é uma honrosa excepção . Oxalá o exemplo frutifique!Passo a "seguir" o seu trabalho e o "Jardim". Bem-vindo ao meu blogue BioTerra,que já tem 8 anos de actividade. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. João,
    obrigado pelos elogios.
    Efetivamente gosto do que é nosso. A beleza muitas vezes está ao nosso lado e não damos por isso.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. A Vinca major também tenho em minha casa, é muito util para zonas difíceis. e também a recolhi perto de um ribeiro la na terra, não vejo mal nenhum nisso. O único problema com as Vinca é que as vezes são demasiadamente bem sucedidas, e tentem a ocupar o que não queremos. Ha que as cortar de vez em quando. Tenho as minhas em zonas de sombra seca, juntamente com Iris foetidissima.

    ResponderEliminar
  4. James,
    camimho público de uma lado, paredes e muros nos restantes, penso que não será difícil controlar o ímpeto colonizador das minhas vincas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar