sábado, 11 de maio de 2013

Desponta o meu charco…


As rãs já cantam. 
Após a invernia, desponta o meu charco. Brevemente fervilhará de vida. 
Rafael Carvalho / mai2013

4 comentários:

  1. Nem de propósito comentava hoje com uma amiga que estava a pensar fazer um pequeno lago, talvez com 3m de diâmetro, lá em casa, para meter uns nenúfares, flor de lótus e papiros e quem sabe arranjar forma de colocar lá umas rãs, ao que ela me diz logo, "nem penses nisso, elas fazem um barulho infernal, os teus vizinhos ainda te processam!" É assim tanto, ou é exagero da parte dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro aquifolivm,
      Quando as rãs coaxam, coaxam mesmo. Contudo, o coaxar das rãs, o cantar dos grilos ou o palrar dos pássaros é música para os meus ouvidos! O coaxar das minhas rãs ouve-se na rua. À noite dentro de casa não ouço nada.
      Tenho um único vizinho. O meu vizinho nunca se queixou. Se os seus vizinhos tiverem as características da sua amiga, poderá efetivamente ter problemas.
      Se o seu jardim tiver alguma abertura ao nível do chão, não precisa colocar lá as rãs - elas encarregar-se-ão de aparecer (sendo assim pode sempre dizer que as rãs não são suas hihihi!)
      Se decidir construir o lago e se que o coaxar das rãs lhe trouxer problemas, pode sempre recorrer a um truque - povoa o lago com peixes. Os peixes comem os ovos das rãs.
      Garanto contudo que um lago com peixes não tem o mesmo encanto, dado que destroem toda a biodiversidade presente no lago. Apenas escapam as plantas.
      Para que não se reproduza, o meu lago tem um único peixe. Sempre que tinha visitas era atormentado com a mesma pergunta - então e os peixes?
      O meu charco foi das melhores coisas que fiz no jardim. Se avançar não se arrependerá.
      Se pretender ver como fiz eu o meu charco, siga a ligação:
      http://jardimautoctone.blogspot.pt/2012/08/construcao-de-um-charcolago.html

      Eliminar
  2. De qualquer das formas, com ou rãs, ou sem elas, acho que a ideia do pequeno lago/charco seria interessante. Também tinha pensado em fazer naquele sítio um pequeno jardim com rochas, mas fazendo o charco acho que poderia quase fazer um dois em um, ter água para plantas aquáticas e fomentar mais vida e em volta ter algumas pedras ou troncos com algumas plantas adequadas. Tenho de refletir bem. Eu tenho um pequeno lago de 500L mas é exclusivo para tartarugas e algumas plantas flutuantes, mas não dá para inventar muito porque elas destroem tudo! Mas vou começar a marinar a ideia do lago. Obrigado pelas dicas e ideias, se eu avançar com o charco depois dou notícias ;)

    ResponderEliminar