sábado, 7 de setembro de 2013

Sândalo-branco – mais uma tentativa...




+
Existem plantas que teimam em não querer nada comigo – o sândalo-branco é uma delas.
Por simples transplante ou por sementeira, já fiz diversas tentativas para ter este arbusto autóctone no meu jardim. A sensação de fracasso é grande, tanto mais que o sândalo-branco ocorre espontaneamente paredes-meias com o meu jardim. 
Com forte impacto visual, adoro plantas de baga. Por razões diferentes a bicharada também. Azevinho, gilbardeira, teixo, sândalo-branco, …
…quantas mais espécies melhor.
Não desisto facilmente. Neste verão recolhi mais algumas sementes. Farei uma nova tentativa.
Rafael Carvalho / set2013

5 comentários:

  1. Está a dar-me uma novidade. Nunca vi, ou nunca reparei esta espécie. Boa sorte na nova tentativa.

    ResponderEliminar
  2. Qual o nome científico da espécie?

    ResponderEliminar
  3. Francisco, esta espécie encontra-se disseminada por todo o território nacional. Em frutificação, nos locais onde ocorre é impossível não reparar nela. No resto do ano passa despercebida, não sendo difícil confundi-la com uma qualquer giesta.
    +
    Paulo, trata-se da espécie Osyris alba.
    +
    Cumprimentos a ambos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rafael. Também gosto muito desta planta. Existe uma particularidade. É que se trata de uma planta hemiparasita (depende parcialmente de outras para retirar o seu alimento). Contudo não sei se justificará o insucesso na propagação.

    Cumprimentos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Rúben,
    já tinha conhecimento do facto que relata. Conheço contudo alguns manuais de multiplicação de espécies autóctones e, no que respeita a esta espécie nada referem sobre a necessidade de a associar a qualquer outra planta.
    Um manual interessante pode ser descarregado em http://www.nodo50.org/tecnicasvegetacion/archivos%20web/Multiplicacion%20Plantas%20Autoctonas.pdf
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar