quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Futuros alhos, do meu jardim...




+
São várias as espécies de alho silvestre presentes no nosso país, o que para mim constitui uma novidade relativamente recente.
Com inflorescências de grande dimensão, no Alto-Douro, onde resido, em ambiente ruderal é frequente a presença do alho-de-verão (Allium ampeloprasum), antepassado selvagem do alho-francês. Menos abundante é o alho-bravo (Allium sphaerocephalon). Elegante, adoro-o pela sua rubra coloração.
Pouco frequente no nosso país, o uso de alhos e outras ervas é generalizado em jardins doutras paragens.
Os alhos das imagens recolhi-os na berma da estrada. Se me tivesse atrasado uma única semana não teriam escapado à brigada da roçadora. Com a parte aérea fiz uns excelentes arranjos florais lá para casa, uma forma de compensar a minha mulher por não possuir flores de corte no meu jardim. As “cabeças” dos alhos lá para o outono serão divididas – plantarei os “dentes” daí resultantes.
Alho-de-verão e alho-bravo, mais duas espécies a adicionar à diversidade de plantas autóctones do meu jardim.
Rafael Carvalho / ago2013

6 comentários:

  1. Que alhos bonitos! São a espécie que se dá mais bem no meu jardim (e também os cozinho no Inverno, início da primavera, quando estão 'cá fora'. São mesmo bons).

    Os frutos daquelas sementes já estão secos, hei-de enviá-las logo que puder. ;)

    ResponderEliminar
  2. São bonitos, são, e pouco valorizados pelos portugueses. Acho que vou tentar também reproduzi-los no meu quintal (estou a aprender algo consigo!).

    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Ora Paulo,
    vamos partilhando e aprendendo uns com os outros!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. eu acho um espectáculo estes allium, também tenho vários espécies no meu jardim, alguns deles de origem ornamental, mas os que se dão melhor são os nossos belos autóctones!Parabéns pela iniciativa, não entendo pq não há mais pessoas em portugal a cultivar allium de jardim...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. James,
    gosto especialmente do alho da espécie "Allium sphaerocephalon".
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar